Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Chuva Ácida

O projeto apresentado a seguir, tem o objetivo de fazer com que qualquer pessoa, em qualquer lugar identifique a ocorrência de chuva ácida, um grande problema trazido pela poluição que está presente no ar.
E. E. PROFª ELIZA RACHEL MACEDO DE SOUZA
CHUVA ÁCIDA
 NOVEMBRO
2012
APRESENTAÇÃO
Esse projeto tem o objetivo de avaliar o nível de acidez das chuvas, de maneira simples com materiais fáceis de se encontrar, e o quanto a mesma pode prejudicar o meio ambiente, além de poder verificar o que está causando essa acidez.
 FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA
A água pura é corrosiva e, portanto, ácida, já que seu pH é 5,5 sem qualquer poluição. Esse nível de acidez da água se intensifica quando chega à urbanização e industrialização em determinado lugar, logo a chuva se torna mais ácida do que a normal.
Para compreender melhor, o Dióxido de carbono liberado pelas plantas e pelos animais combina-se facilmente com o vapor de água disperso no ar, a reação forma, assim, o ácido carbônico que dá a chuva seu caráter ácido. O processo é constante e natural. No litoral, partículas de cloro do sal (NaCl) combinam-se com a água da atmosfera e formam o ácido clorídrico. Na Antártida, o pH da chuva varia ao redor de 4,5 por causa dos gases com enxofre liberados nas erupções vulcânicas.
Gases como os óxidos de enxofre e de nitrogênio, liberados por automóveis e indústrias, intensificam o processo de formação de chuva ácida, que se tornou comum em regiões de concentração urbana e fabril.
COLETA E ANÁLISE DA ÁGUA DA CHUVA
1.      Para recolher amostras de água de chuva, monte um pluviômetro com uma garrafa plástica e um funil. Bandejas de plástico ou potes de vidro também servem, só não pode utilizar metal, pois este pode liberar partículas que interferem no resultado. Deve-se lavar o recipiente com água fervida antes de usar. Deixe ao ar livre e recolha logo após a chuva.
2.      Coloque a água em um tubo de ensaio e mergulhe nele uma tira de papel tornassol, se a tira que é branca, mudar de cor, a chuva é ácida, pois em soluções neutras e básicas a tira de tornassol continua branca.
- Caso não tenha o papel tornassol, uma alternativa é ferver alguns pedaços de repolho roxo até que a água fique lilás. Se for colocado na água da chuva e esse líquido se tornar rosa, a chuva é ácida, se ficar azul é básica.
EXEMPLOS DE pH
Amoniaco – 12,0
pH ácido = 0,1 à 6,9
pH neutro = 7
pH básico ou alcalino = 7,1 à 14

Fermento em pó – 8,0
Leite de vaca – 6,6
Suco de tomate – 4,5
Vinagre – 3,5
Refrigerante (tipo “cola”) – 2,8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Revista Nova Escola, ano XIII – nº 114, agosto de 1998, Educação Ambiental: A Floresta em Perigo, p. 42 a 45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário